Ícones sociais

Menu

domingo, 23 de junho de 2013

Análise: Confira o PES 2013!


     

    O PES tem passado por uma boa fase, o mais recente game de futebol da Konami tem algo que seus an
tecessores mais recentes não têm: um senso claro de direção.

     Ao longo dos últimos dois anos, parecia que PES estava experimentando enquanto tentava encontrar uma identidade própria. PES 2011 trouxe uma apresentação mais realista. O 2012 foi construído sobre essa base, porém com mais ênfa
se no jogo de ataque e com um maior ritmo de jogo, já o PES 2013 une todos esses elementos com um grau de precisão muito maior e mantém o mesmo ritmo de PES 2012.  [...]




Jogabilidade

   A jogabilidade sofreu profundas modificações, que não chegam a ser tão drásticas quanto as encontradas no jogo anterior, mas que obrigam o jogador a passar por um processo  longo de aprendizado. Serão pelo menos umas 2 horas diárias para pegar todos os macetes do jogo. O estilo continua lembrando um arcade, mas as novas modificações tornaram o jogo mais cadenciado e estratégico, o que aproxima PES 13 do FIFA.

   Diferentemente das últimas versões do game, a versão 2013 deu um salto de qualidade e permitiu um movimento mais solto dos jogadores. A principal “ferramenta” para isso é o comando de movimentos livres: pressionando o botão L2 (no PS3) ou LB no (Xbox 360), você pode guiar livremente o jogador para driblar os adversários, fazer passes e até mesmo finalizações, tudo isso para qualquer direção. Essa liberdade de 360° exige mais qualificação do jogador, mas também é uma opção mais precisa para fazer o que você quiser com a bola nos pés.

   Ainda no que toca a estrutura do jogo, outra melhora significativa está no sistema de defesa. Agora, você pode cercar um adversário mais facilmente, evitando que ele escape sem marcação e permitindo botes mais certeiros sobre a bola. Mas isso não quer dizer que o defensor será privilegiado, pois qualquer deslize significa falta e advertência.





Inovações do Game


     Uma franquia nem sempre consegue trazer inovações significativas de um ano para outro, e, às vezes, os pequenos detalhes fazem toda a diferença, o que foi o caso de PES 2013. Houve um destaque maior para o Brasil, inclusive com estádios brasileiros. Neles, você vai ouvir não somente as torcidas bradando o nome de seus times (pelo menos nas principais equipes), mas também o sistema de som anunciando substituições e informando o público e a renda da partida.
     
     Características marcantes de diversos atletas também estão presentes, outro fator que melhora bastante a experiência com o novo PES, por exemplo, quando um gol é marcado, você vai ver o Cristiano Ronaldo correndo e se jogando de joelhos ou então as dancinhas do Neymar.
   
   Com o “Player ID”, o "PES 2013" apresenta jogadores mais famosos com identidades distintas dos demais atletas, proporcionando jogadas únicas e capazes de desequilibrar partidas até mesmo truncadas.
    Por fim, o 'PES Full Control' dá ao jogador o controle total dos chutes, passes, roubadas de bola e até tabelinhas.Também estão incluídos ao pacote, 20 clubes do Brasileirão com seus escudos e uniformes reais além de uma vasta oferta de estádios ao redor do mundo.




Mais destaque para os times

    Torcedores de qualquer time da série A poderão aproveitar "PES 2013" ao máximo. Aqui, todos os times da elite do futebol mundial estão disponíveis para amistosos e também na 'Master League'.

    Aliás, o trabalho de licenciamento não se conteve em apenas mostrar escudos e uniformes reais dos jogadores de linha, mas também o uniforme de todos os goleiros, algo que nunca aconteceu em "FIFA" até então.




Destaque para os jogadores

    Ronaldinho ainda é um jogador diferenciado, mesmo que lhe falte a explosão de antigamente. Porém, quando entra Neymar em ação rapidamente descobrimos identidade e qualidade. Características que passam depois pelas seleções da Europa e de outros craques como Balotelli na Itália ou Ozil da seleção germânica. O trabalho final é muito bom. As animações e modelação dos jogadores mais conhecidos estão impressionantes e o seu estilo de jogo é inconfundível. Até as celebrações foram bem imitadas. 
  




Master League com Libertadores

    A Master League sempre foi o ponto alto de "Pro Evolution Soccer", mas esse ano tudo ficou melhor. A começar, com a inclusão do campeonato brasileiro, a Konami incluiu também a possibilidade de se classificar para a Libertadores nos mesmos moldes do torneio brasileiro real: os quatro melhor colocados garantem a entrada no torneio sul-americano do próximo ano.

   Além disso, um sistema de compra de itens de academia e centro de treinamento foi adicionado, o que aumenta gradativamente o rendimento dos atletas.



Pequenos detalhes porém significativos

    É possível ver treinadores gesticulando à beira do gramado (com a possibilidade de se criar um rosto e importar a foto do treinador real do time) e estádios vívidos, com dezenas de jornalistas, câmeras e funcionários de campo se movimentando a todo instante.

  Os modos de edição continuam interessantes, mesmo que sem muitas novidades. Há opções de personalização de atletas, utilização de fotos reais para estampar o rosto dos jogadores virtuais e até criação de estádios.

   Vale citar que o modo Libertadores permanece como um 'mundo' à parte no jogo, ou seja, apenas os times participantes desse ano podem disputá-la nessa modalidade.


  Os jogadores perdem a bola em função de pequenos contactos e o comportamento deles é menos robótico e previsível já que a inteligência artificial também foi alvo de tratamento. No fundo, PES 2013 é quase uma nova experiência.



  Mais cadenciado, mais realista e muito mais divertido, "Pro Evolution Soccer 2013" enfim, resgatou o passado de glórias da popular franquia que nasceu como "Winning Eleven" e, melhor, recuperou-se a tempo de oferecer um jogo que pudesse disputar com "FIFA" a preferência na atual geração de consoles. 




Onde Comprar:


Nenhum comentário:

Postar um comentário